29.12.10

Publicidade e Poesia



A poesia que quer pertencer ao conjunto de recursos utilizados pela publicidade, através dos meios de comunicação, tem que, necessariamente, perder o seu caráter hermético. Deixar de pertencer somente à cultura dita "clássica" e abrigar também a cultura "de massa".
Já que uma comunicação mal feita não é comunicação alguma, a poesia precisa estar integrada ao meio que irá compor a ação comunicativa. Não é preciso estar altamente legível, mas é preciso estar inteligível, consciente ou inconscientemente, ao espectador, alcançando o objetivo proposto pela campanha elaborada.
Aqui, a poesia é funcional, parte das artes aplicadas. Utilizar-se de pontuação e figuras de linguagem para construir uma comunicação eficiente e que atinja, sem causar dúvidas – ou causando, se esta for a intenção – seu público alvo, não é uma novidade na elaboração de slogans.
Agora, mais do que nunca, devido às mudanças governamentais e a crise econômica do país, a criação em publicidade tem se esforçado de modo a envolver e fidelizar seus consumidores e gerar adesão de novos consumidores através de campanhas de forte apelo emocional, direcionadas a quem mais se influencia pela mídia.
No caso da comunicação publicitária, o produto encarrega-se de exercitar o mundo real de seu usuário, mostrando suas possibilidades e funções. O mundo imaginário do usuário tem igual importância num processo de decisão de compra, pois é ele que traz a carga emocional da escolha, que deve estar de acordo com as fantasias e desejos do comprador.
A poesia entra como um recurso para se alcançar o mundo imaginário. É também um fator de memorização e de elevação do produto em nível emocional, aspiracional.
Não só a poesia em versos participando da redação publicitária, utilizando-se da linguagem escrita e oral, como também a poesia visual em toda a sua capacidade simbólica e de interpretação, pode e está sendo empregada como mais uma maneira de se fisgar o espectador, ou por identificação ou por atingir as expectativas do mesmo com relação à qualidade de imagem e textos de campanhas de produtos direcionados.
Sabe-se através de pesquisas comportamentais que os consumidores não se dividem mais por sexo, faixa etária e classe social. Sabe-se que o desejo de compra e a predisposição do consumidor são mais importantes para formar um perfil classificatório de atitude e motivação.
A poesia em publicidade, quando parte de um planejamento, gera diferenciação e, consequentemente, discussões tanto entre os espectadores, quanto entre os profissionais da área publicitária e da concorrência.
No processo de formação de uma marca o conhecimento é a base de todo o desenvolvimento. O consumidor ao conhecê-la passa a considerá-la no momento da escolha, sem o conhecimento há muito pouco que possa convencer o consumidor a comprar algo. O próximo estágio é a familiaridade, que é quando o consumidor, além de conhecer a marca (o nome), sabe o que ela produz e percebe a sua qualidade (boa ou ruim). A favorabilidade da marca, que é o próximo estágio, é a identificação com a marca, a intenção de uso do produto, é quando o consumidor gosta do que a marca fabrica.
A poesia pode ser um potencial gerador de favorabilidade para marcas que já conquistaram conhecimento e familiaridade, ou catalisar o processo de conhecimento e familiaridade para marcas incipientes.


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