2.4.13

CARACTERÍSTICAS QUE NÃO PODEM FALTAR NUM FOTÓGRAFO DE CASAMENTO





Na (quase) infindável lista de prioridades que a organização de um casamento requer, um erro ainda muito comum é não ser dada à fotografia a mesma importância empregada, por exemplo, à escolha do vestido ou à decoração da festa. Afinal, tão importante quanto tudo sair perfeito no “grande dia”, são as imagens que eternizarão o evento, certo?  Para quem está na fase da escolha de um fotógrafo de casamentos, alguns critérios devem ser levados em conta, antes da contratação desse profissional.
O fotógrafo Tiago Carvalho acredita que uma boa dica é conhecer, primeiro, o trabalho desse profissional, e só depois conhecer o fotógrafo pessoalmente. “Ver o que ele gosta, como é ele, o que o move e apaixona, para conhecer um pouco do seu estilo, entender e saber como sairão as fotos no dia do casamento”, sublinha Carvalho. Ela diz ainda que esse profissional tem que ser alguém com quem os noivos também tenham empatia, que lhe façam sorrir e traga, além das fotos, um pouco de alegria para  casal, especialmente, para a noiva, que é com quem acaba passando mais tempo.


CONSTÂNCIA / HISTÓRICO
De nada adianta contratar um fotógrafo que tem um portfolio lindo e que seja um trabalho único. Isso não é tudo. O cliente deve avaliar se a qualidade é algo constante em seus trabalhos e se no seu casamento ele poderá entregar imagens no mesmo nível. 
“De nada adianta ver um trabalho estonteante, que foi executado de dia, em uma locação incrível,se seu casamento será numa igreja escura, ou num salão de festas fechado. Nesta hora, é preciso separar um pouco o impacto da beleza das imagens do lado técnico e ver se a qualidade será mantida”, observa. 

ESTRUTURA
Um profissional com uma boa estrutura no trabalho da fotografia de casamentos pode significar muito. “Não estou aqui falando de escritórios enormes e chiques, mas sim de uma organização severa e criteriosa. Fotografias de casamento, são um DOCUMENTO DE FAMÍLIA.  São registros que não podem ser refeitos de forma alguma, afinal não há a mínima possibilidade de reproduzir esses momentos”, destaca o fotógrafo.
Ele explica que algumas noivas buscam “milagres” financeiros, mas esquecem que isso pode ser fatal. Afinal de contas, há um custo alto para se manter arquivos em pelo menos quatro backups, ter uma organização que permita o tratamento e fluxo de trabalho adequados a um arquivo de tamanha importância e entregar álbuns que durem por gerações. “Como vice presidente da ABRAFESTA, o maior número de reclamações que recebo são relativos à perda de arquivos ou a trabalhos que não são entregues, devido a falta de estrutura ou seriedade no trato das fotografias”, completa.



POSTURA
É muito importante que a noiva busque alguém que leve este trabalho tão a sério, quanto o momento requer. “Já vi fotógrafos e cinegrafistas com comportamentos e imagem pessoal altamente relaxados. Isso é um grande indício de que o cuidado com o material, com a qualidade e armazenamento serão parecidos”.

CULTURA PROFISSIONAL
Casamentos têm suas particularidades que não podem ser esquecidas. São momentos com várias nuances e rituais que não podem faltar. De nada adianta a criatividade aguçada se o fotógrafo não está no lugar certo na hora exata, não? Será que o fotógrafo que você está contratando já fez uma cerimônia da sua religião? Será que ele sabe que em determinado momento acontecerá algo super importante e simbólico para tal cultura e estará bem posicionado? Ou ele sabe que naquela religião mulheres não são permitidas no espaço sagrado? E que as alianças serão trocadas no início da cerimônia? Por isso, noivas, certifiquem-se antes sobre esses detalhes também!

CRIATIVIDADE
Fotografar casamento é algo que pode parecer monótono do ponto de vista da criatividade. “Minha mãe me perguntou isso várias vezes já: ‘Como você consegue fotografar sempre a mesma coisa?’. Aí é que está. Os noivos devem levar isso em consideração. Será que aquele fotógrafo acha que está indo fotografar a ‘mesma coisa’ sempre?”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário